domingo, 14 de setembro de 2014

Como acabar com a retenção de liquidos

Como acabar com a retenção de liquidos




- Modere o consumo de sal. O excesso de sal antes de mais, põe em risco a nossa saúde, já que produz retenção de líquidos. Aumenta o esforço cardíaco e com o tempo, pode acarretar hipertensão arterial. O que acontece é que o consumo de sal – e como tal, de sódio – aumenta o trabalho dos rins, que estão encarregados de depurar o organismo. Por isso, se diminuirmos a sua ingestão, a função renal optimiza-se e o excesso de líquido circulante é eliminado de maneira mais fácil e eficiente. O melhor portanto, é evitar o sal na alimentação e condimentar as refeições com pimenta, orégãos, salsa, manjericão, tomilho ou hortelã.

- Beba bastante água durante o dia. Sim, porque ainda que pareça contraditório, quanto mais água o nosso organismo recebe, mais rapidamente se podem eliminar as toxinas presente no corpo. A melhor recomendação é beber no mínimo 1,5 litros de água por dia.

- Pratique actividade física regularmente, já que ao mover as extremidades evita-se a retenção de líquidos. Caminhar é um dos exercícios mais saudáveis e simples de praticar.

- Faça hidromassagem. Esta técnica, empregada a nível profissional, estimula a circulação sanguínea, consegue relaxar os músculos e abre os poros da pele, favorecendo a eliminação de toxinas e gorduras. Para a obtenção de melhores resultados, o corpo deve estar submergido por completo em água à temperatura de cerca de 37 graus. Este ponto é importante, porque o ideal é que a água esteja um pouco mais quente para potenciar o efeito estimulante. Os jactos de ar da banheira de hidromassagem proporcionam uma pressão e um fluxo variáveis que estimulam todo o corpo. O ideal seria combinar os jactos mais potentes com outros mais suaves de forma cíclica. Ao mesmo tempo, o impacto das bolhas de ar exerce o efeito de massagem, podem mover-se as pernas, encolhendo-as e esticando-as na banheira, para potenciar o efeito.

- Ingira infusões a seguir à refeição. As infusões de chá verde, “cola de caballo”, salsa e aipo são especialmente benéficas, uma vez que têm um efeito diurético. Podem adoçar-se com uma colher de chá de açúcar ou mel.

- Tenha presente que algumas frutas – como a toranja, o ananás e o arando -, assim como os legumes – como o aipo, os agriões e a beringela -, também favorecem a eliminação de substâncias tóxicas através da urina. É pois muito recomendável que inclua estes produtos na sua alimentação diária para provocar a eliminação de toxinas do seu corpo de forma sã e natural.

- Nunca se automedique com produtos diuréticos.

- Se a retenção de líquidos for dolorosa e excessiva, consulte um médico ou especialista.


Fonte: Nestle (Portugal)

0 comentários:

Enviar um comentário

Labels

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Importante - Important

NUTRIFOOD.PT é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. - NUTRIFOOD.PT is an information space, outreach and education on topics related to health, nutrition and well-being, and should not be used as a substitute for medical diagnosis or treatment without first consulting a health care professional
1

Social Icons

Blog Archive

Featured Posts

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes